MUSCULAÇÃO SAÚDE

Benefícios da musculação para diabéticos

Hoje convidamos uma amiga e personal Paula Fortes profissional especializada em Personal Trainer e Musculação e em Nutrição: Obesidade e Emagrecimento para falar dos “Benefícios  da Musculação para Diabéticos”.

Como já diziam os antigos melhor previnir do que remediar!

A vida é feita de escolhas, será que o custo da academia é maior que o que dos remédios?…Será que você não gosta tanto de atividade fisica que prefere ir ao médico?…Se cuidar sempre será a melhor escolha.

Segue o artigo da Prof. Paula Fortes:

PaulaPersonal

Nosso sábio organismo precisa de 2 fontes de energia para tudo (falar, pensar, comer, se exercitar, realizar tarefas domésticas, etc…): Oxigênio e Glicose.

O oxigênio vem da respiração e a glicose dos alimentos, sendo encontrada em maior quantidade nos carboidratos (pães, massas, batata, aipim, frutas, mel, doces, biscoitos, refrigerantes…). As 2 fontes se encontram na corrente sanguínea e são levadas para nossas células para obtermos ENERGIA. O hormônio INSULINA, produzido pelo pâncreas, leva esses componentes para dentro da célula. Portanto, quanto mais comemos alimentos ricos em glicose, mais insulina produzimos.

Quando comemos muito e engordamos, com o passar dos anos, o pâncreas se torna menos eficaz na produção de insulina, e por consequência, a taxa de glicose sanguínea aumenta (hiperglicemia) e o sangue se torna como um “melado”, cheio de açúcar, e não consegue penetrar nas células levando energia, causando, a longo prazo, disfunção de vários órgãos (rins, coração, olhos e danos nos nervos e vasos sanguíneos). Isso é o que chamamos de DIABETES MIELITOS. Por isso, se exercitar, manter o peso corporal e ter uma boa alimentação é essencial para evitar esta doença.

Tipos de Diabetes:

Tipo 1 (insulino-dependente): É auto-imune, caracterizada pela destruíção das células produtoras de insulina (células beta do pâncreas). Isso ocorre porque o organismo identifica essas células como corpos estranhos. Por isso, o indivíduo não produz ou produz pouca insulina, havendo necessidade da sua administração injetável.

Tipo 2 (adquirida e pode ser ou não insulino-dependente): ocorre uma anomalia chamada “resistência insulínica”, ou seja, o pâncreas produz, mas a glicose não é absorvida pelas células. Esta relacionada com sedentarismo e obesidade e responde bem ao tratamento com exercícios e dieta com baixa ingestão de açúcares. Possui um fator hereditário maior que a do Tipo I.

Diabetes Gestacional: É detectada primeiramente durante a gestação. Pode persistir ou não após o parto. Sua causa exata é desconhecida.

Quais os benefícios da MUSCULAÇÃO para o DIABÉTICO?

Durante os exercícios ou qualquer movimentação mais intensa, vamos precisar de mais energia do que em repouso, por isso, utilizamos mais glicose. Durante a contração muscular, os receptores de glicose das células (GLUT 4) ficam permeáveis, ou seja, a glicose penetra na célula sem a ação da insulina. Esse fenômeno ocorre durante a contração muscular e após as refeições. Por isso, muitos diabéticos que passam a treinar em academias regularmente, tem sua dose diária de insulina diminuída. A longo prazo isso tambem ocorre, devido ao aumento de massa muscular, pois quanto maior a massa muscular, maior a necessidade e utilização de glicose.

A musculação também evita doenças associadas ao Diabetes, como a Hipertensão arterial, aumento do colesterol ruim (LDL) e obesidade, por promover vasodilatação, melhora da perfusão samguínea, e queima de gordura e assim, o aporte sanguíneo se torna facilitado e mais eficiente.

Observação: O médico e o educador físico deverão trabalhar juntos sincronizando os horários dos treinos com a administração da insulina! Isto é de extrema importância porque se a insulina tiver sua ação (pico) durante o treino, o indivíduo terá uma queda brusca de glicose (hipoglicemia), pois tanto o exercício como a insulina tem efeito hipoglicemiante, e esta ação em “dose dupla” certamente ocasionará o coma hipoglicêmico (desmaio).

Dúvidas – personalpaulafortes.wix.com/treinoesaude

Prof. Paula Fortes – Esp. em Personal Trainer e Musculação / Esp. em Nutrição: Obesidade e Emagrecimento

Paula Fortes Personal

 

0 comentário em “Benefícios da musculação para diabéticos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: