GASTRONOMIA TREVISO

Douglas Fronza resumindo é um Outsider Mateiro e Don Fronza o Chef também! Entenda porquê!

Sim, Douglas Fronza e Don Fronza são a mesma pessoa, o primeiro é o Douglas desde sempre e o segundo recém nascido em 2018, mas fruto da bagagem de vida do Douglas Fronza.

Explico: O Douglas é um cara que por sua natureza e origem tornou-se uma referência na região quando se fala de boa de mesa, sendo que ele não é de Treviso e sim de Timbó!

Dentista de formação e curioso por natureza, avido pesquisador de informações e que pode inclusive ser qualificado de Geek ou seja:

Geek é um sinônimo para nerd, e são gírias muito usadas para caracterizar pessoas com um jeito peculiar, que exercem diversas atividades intelectuais e que geralmente têm muita afinidade com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro e etc…

…e no caso do Douglas ele se enquadra na descrição acima, devendo incluir os conhecimentos mateiros pela origem e o gosto por aventuras e sobrevivencialismo na essência, aquele que resolve as situações com conhecimentos antigos podendo aliar e alinhá-los com  inovações.

Muito mais do que Geek ou nerd, é um aventureiro nato cheio de energia e que ocupa seu espaço no espaço. Aí está uma pessoa que não pode ser caracterizada de Cool, muito menos e proibitivamente, blasé!

Douglas chega chegando e mostra a que veio, especialmente quando se trata de compartilhar seus dotes culinários e mateiros, frutos da educação e herança paternas,  consequentemente Douglinhas tomou gosto  desde muito cedo por esse vasto universo, desde carnear uma ovelha até seu preparo final  para  a mesa ou qualquer outro lugar!

Nós do Atividade360  conhecemos o Douglas há aproximadamente um ano e adivinhe como foi?

Comendo claro, pois ele estava pilotando uma senhora churrasqueira assim como o mundo do churrasco e seus detalhes, dando risadas e se divertindo, sempre com destreza, segurança  e certeza clara dos caminhos a tomar para a esperada degustação!

Nesse dia, quanto mais simples melhor, mas sem perder o que uma boa carne pode e deve entregar com toda sua identidade e sabor. E isso é ouro, o menos que é mais! Esse é possivelmente o maior desafio gastronômico, simplicidade associada a sofisticação, vários sabores com propriedade sem se anularem, enfim, uma ativação sensorial, especialmente de sabores!

Ficaram claros os atributos na área de alimentos e a aptidão culinária, unidas  a melhor maneira de se comer que é comemorando.

E é aqui no ponto da comemoração, sem necessariamente ser uma festa ou reunião  que inicia  uma das partes mais importantes e que compõem o conceito do Curso de Aperfeiçoamento Culinário Don Fronza: – Levar conhecimento estratégico para elaboração do  trivial  com recursos, toques simples e acessíveis a todos para tornar suas refeições diárias mais criativas, saborosas e prazerosas!

De que maneira? Apresentando dicas e  novas técnicas de preparo, desde a escolha dos ingredientes a cortes específicos de carnes, inclusão de temperos e sabores novos através de pratos tradicionais da culinária mundial gerando estímulos, conhecimento novo e experimentação,  boa parte fora do consumo residencial habitual  do local e arredores.

A partir desse ponto já esta instaurado o inicio de uma mudança de cultura e visão via estomago ou a boca, e esse caminho é aceito e entendido pela maioria que pode comprovar que há outras possibilidades ao se surpreender pelo paladar.

E quem disse que um bom mateiro não pode ter seu par de panelas teflon Louis Vuitton, do Chef claro !

E a mão na massa, ou na carne, onde seja é ponto forte no curso, prova que é possível  cozinhar bem com excelentes resultados, desde que com orientação, da maneira correta e fora da caixa!  A proposta do Don Fronza, seja no curso, ou nas experiencias gastronômicas exclusivas  é de mudança e não está engessada a padrões rígidos sejam da alta gastronomia, gourmets, gourmands ou da cozinha tradicional familiar;  aqui não não há espaço para  estagnação e sim para experimentação, ampliação e união de conhecimento com um final de diversão, amizade e vamos de novo!

E como nasceu  o Don Fronza?

Por mais de uma vez conversamos nos almoços e jantares sobre a a possibilidade de fazer algo novo, afinal os encontros na cozinha do Douglas e Elaine sempre serão memoráveis!

De programas de TV a restaurante tradicional, etc, etc. E  em um dado momento surgiu a idéia de compartilhamento do conhecimento tradicional de família unido a todo conhecimento adquirido pelo Douglas sobre gastronomia mundial e que já punha em prática em petit comité.

E assim ficou ao nascer o curso com 4 turmas de segunda a quinta para apenas 5 pessoas que poderiam, juntamente com Douglas, o Don Fronza, vivenciarem seus segredos que sempre expôs sem restrições, porém agora no téte a téte com todo material didático, da preparação ao ápice de cada aula, a esperada degustação de todos os pratos preparados!

 

E o público o mais diversificado possível, estudantes, universitários, profissionais liberais, donas de casa, churrasqueiros das antigas e interessados de todas as idades.

Inicialmente  a turma próxima e da vizinhança abraçou a chance de saber como tornar as  refeições diárias novos momentos de prazer, ao acrescentar novas técnicas de preparo, ingredientes e temperos, ensinadas pelo Don…

…apresentando possibilidades que dificilmente seriam pensadas no âmbito local;  visto a tradição familiar italiana nos cardápios e pratos preparados por gerações dentro do conhecimento passado de pai para filho, de nona para neta, etc.

Don Fronza iniciou um processo de mudança cultural ao abrir as famílias as possibilidades de ampliação do paladar através de novos sabores e texturas, agregando valor a oferta local de alimentos, e essa semente uma vez germinada não para mais de crescer !

Tanto é que a agenda de almoços e jantares para grupos fechados por indicação apenas, já está intensa, são apreciadores da boa mesa vindo de cidades próximas,entre empresários e amigos, para confraternização ou negócios.

E é por isso que Don Fronza através de sua história recém nascida mas com alma antiga, se mescla da melhor maneira com o “Menos é Mais” unindo outra maravilha que é o  ineditismo dificílimo de se conseguir. O contexto ajudou, porém sem Douglas Fronza e sua inquietude Don Fronza não existiria.

Nós do Atividade360 nos sentimos muito felizes,  ao ouvirmos do Douglas Don Fronza  na aula de enceramento que reuniu  todas as turmas , a importância do nosso empurrão para a viabilização do desafio, ao criamos a marca e a página do Facebook do Don Fronza,  de surpresa sem que ele imaginasse, fundamental para que tudo acontecesse! Esse tipo de reconhecimento não têm preço!

Simplesmente avisamos!  Está no ar Douglas para todo mundo ver e interagir, agora vai, esta com você! E claro que deu certo!

Sabíamos eu César e Sheila que estávamos botando lenha na fogueira para um cara que iria se divertir ao brincar com o fogo bom!

Jamais teríamos como não responder ao seu chamado tão claro sobre suas expectativas de mudança, da necessidade de galgar novos desafios pessoais e profissionais…

César, Lena, Elaine, Algarino, Douglas e Sheila.

Da nossa ExPédição (Travessia a pé da Praia do Cassino de 240 km aproximadamente)  que inicialmente seria feita por 3 casais, César e Sheila, Douglas e Elaine , Algarino e Lena… e pela obra do destino acabou permitindo a ida só do Douglas literalmente solo! E dessa caminhada tão importante novos horizontes e antigas convicções vieram a tona com certeza para a tão necessária mudança para a evolução!

E como diria minha tia Transgredir para Progredir !! E começando por você mesmo, o resto vêm!

Por que Outsider? Porque uma das definições é: Aquele que determina seu próprio estilo de vida, através de suas crenças e valores…

Douglas Fronza, mais sucesso! Don Fronza vale para você pois afinal são UNO!

E vamos para as próximas Chef porque esse foi só o inicio de muitas orgias gastronômicas que estão por vir!

E aqui fica a melhor parte ou a continuação da história….Temporada de orgias Gastronômicas aberta! Brincadeiras a parte e para aproveitar como manda o figurino, atenção!

Obrigatório pré agendamento e confirmação de reserva, afinal é a casa do Douglas e não um restaurante! É fundamental para definição do cardápio e serviços de alimentos e bebidas, sem falar nas sugestões do Don Fronza  que terá imenso prazer em criar junto com você um momento de lazer e prazer, alinhado com suas expectativas!

Agora é só marcar e deliciar-se sem culpa brindando com Bacco, outras divindades e amigos da boa mesa!!

Confira o que te espera em  uma das versões possíveis…

Atividade360 e Douglas Don Fronza ! TMJ! e  VQV !

Saúde!

1 comentário em “Douglas Fronza resumindo é um Outsider Mateiro e Don Fronza o Chef também! Entenda porquê!

  1. Orgulho demais desse meu mano!! A matéria ficou show!!! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: