CORRIDA Provas

Maratona de Buenos Aires 2015 – Nossa primeira prova internacional

download

IMG_6516

E por quê a Maratona de Buenos Aires como nossa primeira prova internacional?

Fomos convidados pelo Programa ESPN RUN Latam que nos presenteou com  duas inscrições. Tivemos a oportunidade de conhecer essa turma show durante a Maratona do Rio de Janeiro 2015 quando participamos do programa sobre o processo de treinos pré maratona e a maratona do Rio que completamos  juntos chegando com o  mesmo tempo.

fotorcreated_espn

Quem quiser conferir ai vai o link… http://bit.ly/1OYIQwl

espn run logo

Saudações aos amigos da ESPNRUN  Agostina, Tino e Lele que conhecemos pessoalmente durante as gravações no RJ  e Guido Santarcangelo que nos ajudou na retirada dos kits em Buenos Aires, pois só chegamos a noite na véspera da prova .

IMG_20151024_174106          IMG_20151024_174117

E chegou o dia 11 de outubro de 2015 e lá estávamos nós pegando um táxi já agendado na noite anterior para as 6h00 na frente do Hotel …….

mba18

Quando vimos o táxi já tinham duas crianças dentro e um grupo de corredores ao lado e tive certeza  que era nosso. Na hora perguntei ao motorista se era os das 6h00 e ao confirmar informei os corredores que o táxi era nosso, mas que claro poderiam ir mais duas pessoas com a gente. Nestes dias de prova em qualquer lugar do mundo pelo horário e quantidade de corredores se perder o seu transporte ou não agendar pode perder a prova.

E la fomos nós com um casal de colombianos super simpáticos que durante o trajeto dividiu a vontade imensa de fazer a São Silvestre ainda em 2015.  Assim que chegamos ao destino nos despedimos pois eles ainda esperariam o restante do grupo que não tinha agendado táxi e tido a sorte da carona salvadora.

Aí a primeira  missão era  encontrarmos  Indio Cortinez,  amigo de Nercy Freitas, brasileira maratonista lenda e ganhadora de várias edições da Maratona de Buenos Aires,  sem falar nas excelentes posições obtidas quando não levou primeiro lugar… entre segunda e terceira  colocação e nossa mentora para este desafio.

DSCN1513

Conforme Indio Cortinez nos orientou via Whatsapp, achamos seu espaço facilmente com todos os caprichos que fazem os corredores felizes: guarda-volumes, massagem, hidratação e alimentação fartas e acima de tudo camaradagem e simpatia!

DSCN1502

DSCN1503

Ele e seu pai são figuras impares e que nos receberam com total carinho, a famosa  acolhida de amigos da corrida que todos que já vivenciaram conhecem. Não precisa se conhecer antes, simplesmente você combina, chega e tudo dá certo!

DSCN1504a


DSCN1507

DSCN1511

mba16

E falando de provas  vale comentar que ao preparar-se independente de onde seja, considere as surpresas e variações possíveis, principalmente aquelas que o afetariam de maneira significativa. No meu caso foi o frio que veio com aproximadamente 13 graus e  nas avenidas abertas  com  vento encanado caprichado.

Vídeo      Antes da largada frio e vento!

Os adeptos e acostumados a essa temperatura ou menos correm só de camiseta e calção, mas se não for o seu caso, aquele corta vento será muito bem vindo ou o que achar necessário.

DSCN1516

Outro ponto é a alimentação no dia da prova ou o café da manhã que na maioria dos hotéis não têm pelo horário que saímos e acordamos.

Até tentamos um café mas a dica do recepcionista foi para não arriscarmos, pois seria feito na véspera para tomarmos só na madruga e ai não seria uma boa ideia.

Fato, apesar de não ser corredor mandou muito bem pois café passado poderia cair quadrado  no pior momento ou seja, a menos de três horas da largada.

O que fizemos?  Na noite anterior no jantar nos abastecemos com alguns pães mas que para mim César não foram suficientes, muito pelo contrário. Estou acostumado a comer bem duas horas antes das prova e ainda levar alguma fruta para comer meia hora antes.

Conclusão: Corri a maratona em uma condição nova unindo frio com alimentação aquém do acostumado e senti durante toda prova a diferença;  tendo um metabolismo rápido sinto claramente a queima de energia e como está meu organismo nesse processo pedindo mais ou não. E adivinhem… pediu mais claro!!

Resolvi com gel e depois da metade da prova com frutas fornecidas pela organização.

Diga-se de passagem a hidratação foi muito boa e apresentada de maneira diferente e interessante.

Nos quilômetros informados que teriam hidratação, distribuíam  antes  e depois em vários pontos o que evita aquela aglomeração durante e que fatalmente vai alterar seu ritmo se não fizer uma passagem livre e sem obstruções por outros corredores etc.

Outro detalhe foi encherem os copos de isotônicos até a metade, evitando o desperdício e o quase inevitável banho de gator/powerades ou seja la qual for  ao tentar a reposição correndo ou trotando .

Facilita mas não é a mesma coisa que uma embalagem própria para o consumo em movimento.

Também haviam vários banheiros químicos durante a prova o que me fez muito feliz rsrsrs! Não sei o que aconteceu mas nunca fui tanto ao banheiro em nenhuma prova anterior, enfim obrigado planejamento! Possivelmente o frio me fez suar menos, logo a consequência foram paradas obrigatórias.

Administramos vários fatores durante uma prova e  ter  banheiros em quantidade suficiente  é simplesmente o paraíso além de evitar as escapadelas constrangedoras e impróprias mas as vezes fruto do desespero.

DSCN1544

Cada  prova  realizada  aumenta e enfatiza o valor pelas coisas simples porém essenciais e que  trazem a tão buscada felicidade… sabe como?

DSCN1543

Ao trocar a roupa molhada no frio por uma seca, tomar um café quente ou chocolate, aquele banho frio ou quente, dormir depois e como é bom esse sono reparador, comer, rir, tomar água e nada mais, sentar-se com a pernas para cima, comemorar  com você e os amigos, conhecidos ou não.

Essa é a resposta para  questionamentos comuns como:  Correr para que?  Por que sofrer tanto?

Não é uma questão de sofrimento e sim de superação que o leva para elevação e desapego, mais progresso físico, mental, espiritual ou melhor…todos!

E lógico a tal da fé que o impulsiona sem cobranças e dispensa comentários.

Correr é um processo de engrandecimento do homem e uma excelente ferramenta para orientá-lo sobre como manter-se no equilibro.

Há desequilíbrios? Sim, claro que há, mas esteja certo que quando não respeitar ou desconsiderar, deixar de lado a linha mestra que o conduz para o bom caminho da vida, sem soberba ou afetações, o preço cobrado é alto e vêm a cavalo de raça e de maneira abrupta.

Buenas, enfim falando de cosas de viagens… no parque em Palermo antes da largada um som novo e intrigante nos chamou  a atenção:  pássaros que piavam,  se é que se pode dizer isso,  como latidos de cachorro, quase um periquito que late, um digamos um cãoriquito!

Me arrependi de não perguntar aos corredores locais qual era o nome do pássaro típico,  cheguei a desconfiar que era uma criança pregando uma peça naqueles corredores, mas era sim o Cãoriquito de Buenos Aires! Se alguém, souber  o nome desta ave agradeço a informação!

DSCN1526

A largada é linda com  arvores que emolduram o caminho até cruzarmos o pórtico com o tempo já contando .

VIDEO        A três minutos da largada ou El caminito !!

Foi certamente a largada mais lenta de todas pois desde que soou a sirene até chegarmos ao pórtico e ligarmos os gpss foi quase uma procissão. Assim que passamos houve uma dispersão e a prova começou para valer!

VIDEO          É devagar, é devagar é devagar devagarinho…

Estivemos na Av. Figueroa Alcorta por aproximadamente 3,5 km, depois virando a esquerda na Av. Sarniento e a esquerda na Av. del Libertador até os 8 km aproximadamente.

VIDEO          Passando pelos 8 km e vamos em frente

DSCN1536

Foram muitos parques, praças, arquitetura diversificada e muito monumentos.

DSCN1539

Passamos pelo centro, Casa Rosada, Estadio do Boca Juniors e arredores, área portuária, Puerto Madero, Reserva Ecológica Costanera Sur e de volta ao Paseo de Las Américas e chegada.

VIDEO        10 km e 32 pela frente, melhor estar leve e solto!

Fim de prova, será?  Fechamos juntos os 4h49 min e olha a cara de premunição de que algo ainda passaria…

DSCN1550

Sim, a prova havia acabado mas iniciávamos uma nova maratona, a de conseguir um táxi para voltar. Ao perguntarmos a primeira indicação foi: andem até a rotatória que lá deverá ser melhor, pois toda área estava fechada por conta da prova.

Chegamos e nada de táxis, só uma area residencial domingo de manhã. Viramos a direita e andamos uns cinco quarteirões até uma grande avenida. Tentamos por mais de meia hora mas estavam todos lotados e a ao vermos um Starbucks, o da Calle Olazabal, decidimos entrar e relaxar até passar o momento 12.000 corredores tentando um táxi.

401965_10151496031384751_510595838_n

Logo na entrada cinco corredores sentados  na mesma situação no café com bolo, e mais ao fundo uma corredora e sua filha que estavam neste sofá; a filha muito bem e a corredora em estado de recuperação… como disseram alguns argentinos que tinham o andar quadrado pós prova, são as sequelas que as vezes e manifestam…rsrsr.

12011174_10153307194719751_1953586015572973026_n

Ficamos por volta de 40 minutos e ai foi fácil pegar um táxi e voltarmos ao hotel. Ambos motoristas da ida e da volta foram bem atenciosos .

Ok, havia chegado a hora do banho e comida e pelo horário virou jantar!! Pedimos aquela dica clássica no hotel e para nossa sorte havia a indicação a menos de dois quarteirões chamado Chiquilín e não entramos; mas na frente sim estava o escolhido, o Las Canãs, um restaurante ítalo-argentino tradicional com publico variado de artistas de teatro a turistas, senhores locais, casais e famílias.

mba26

O garçom que nos atendeu domingo a noite  foi o Carlos e segunda no almoço o Féli. Comida ótima, preço honesto e bom atendimento. Optamos por massa e carne nos dois dias e não nos arrependemos ..

mba25e doce de leite oras ….

mba28

..fica a dica e Salut!!!

No dia da volta saímos para um giro nos arredores encontrando ícones de arquitetura e mais monumentos.

IMG_6514

IMG_6516

E acabamos no La Americana  no treino regenerativo de regime de engorda experimentando ótimas empanadas!

mba21

mba20

mba23

E falando mais de viagem agora, o único vôo direto que tinha Rio – Buenos Aires era o da  Emirates.

emirates-b777-with-logo

A primeira impressão foi ótima pois nunca havíamos viajado com a Emirates e a minha melhor lembrança era o serviço impecável da KLM. A assertividade e profissionalismo no atendimento unido a uma postura de hospitalidade e conhecimento sem subserviência foi impactante, desta forma nunca tinha experimentado.

Fica o elogio a equipe do vôo EK 247 que nos atendeu na classe econômica com postura de primeira e foi tudo muito bom.

Quando algumas pessoas prezam pela excelência merecem reconhecimento, só sinto não ter o nome de cada um para deixar registrado individualmente o elogio!

IMG_20151010_191821

Resumindo, três dias de esporte, viagem, gastronomia e amizade!

DSCN1555

Fica o nosso obrigado a ESPN RUN, Nercy Freitas, Indio Cortines e Genius ! E un Gran Saludo a todos Hermanos !

Até a próxima!

4 comentários em “Maratona de Buenos Aires 2015 – Nossa primeira prova internacional

  1. Também curto tudo que envolve a prova, cumprir o percurso e depois comer,beber e conhecer novos amigos. Parabéns aos dois !

  2. Parabéns casal, viagem com prova ou prova de viagem, não sei ao certo, mas deu vontade de participar! Atividade 360 passou a ser, para mim, um referencial de boas dicas de viagens cercadas por esportes out door!
    abs

    • Fala Ivan !!! Só falta você agora em uma próxima,seja treino ou prova estamos aguardando sua presença e de quem quiser vir junto!! Aliás têm trilha travessia na agenda para o final do ano, vamos! Forte abraço meu irmão !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: