CORRIDA NEWS TRILHAS

Nada substitui a sensação de correr livre pela Natureza !

DSCN2710

Como corredores apaixonados pela “Natureza” tomamos a liberdade  de nos denominarmos corredores de natureza e com o perdão do trocadilho, somos de natureza livre e que a cada novo contato com a Mãe Natureza, seja em um campo, uma praia, no mato, na floresta, em rochas ou nas montanhas só aumenta a nossa felicidade que a cada passo renasce em nossos corações, corpos, mentes e espíritos.

Exagerado? Pode parecer em algum momento, mas não é!

Nada substitui a sensação que esse tipo de atividade proporciona de maneira tão intensa em cada um que se permite experimentar.

Esse contato tão puro e de conexão tão direta, de simplicidade e força impares nos impulsiona a almejar não só os desafios cada vez maiores, mas  experiências e conexões  que possibilitam o  regresso ao reconhecimento da nossa essência! Entenda-se essência que se sente e não se explica,  ao sentir e ao perceber saberá!

 

DSCN2680

Ontem participando de um worshop da CamelBak, tive a grata surpesa e o presente de ouvir nas palavras de Mauro Chasilew, antes de tudo um amante da natureza, declarações que  representam nossa maneira de encarar as atividades, no caso o Trail Running ou Corrida em Montanha.

Mauro

Corremos pela experiência inovadora que cada prova nos proporciona.  Nos comprometemos em fazê-las no melhor tempo dentro do tempo estabelecido pela organização, mas acima de tudo dentro dos nossos objetivos .

Quando Mauro falou que  corre focado no equilíbrio para  terminar a prova bem e sem lesões, sem deixar de lado a contemplação, ou como definiu  “o desfrute” foi ótimo!

Independente do que possa passar,  aproveite ao máximo todos momentos que têm e foram conquistados durante o período de organização, seja de treino ou logística da própria prova ou de viagem também, comum em eventos desse tipo.

VUT-1

Em algumas provas  terá que se deslocar vários quilômetros, talvez  pegar um avião, não sempre, mas  muitas vezes sim devido a localização dos eventos. Vale lembrar que  há grande oferta de provas aqui na Terra Brasilis, ai é escolher aqui ou logo ali na Volcano Ultra Trail.

Lembrando que o equilíbrio citado pelo Mauro implica em melhor performance, pois estabelece o máximo de rendimento com o mínimo de esforço, otimizando toda sua energia! O resultado resume-se no Ganha Ganha!

Ter confirmado o que você aplica nas suas atividades e corridas, por um atleta que já realizou provas de mais de 1000 kms é no mínimo gratificante e confortante, pois temos a certeza de estarmos fazendo a coisa certa: desfrutando ao máximo e sem lesões, e se forem inevitáveis por um acidente ou algo parecido que sejam pouquíssimas.

Resumindo: Trail Running = Desfrutar  ao máximo novas experiências em ambientes nunca ou pouco explorados por você!

ultra trail

E qual o processo para que possa aderir ou migrar para esse parque de diversões ?

Conhecimento e escolha. Defina sua prova, seu treino e obtenha informações pertinentes que pouparão tempo e trarão segurança para um ritual de entrada ou batismo memorável, pode ter certeza que será !

Neste  workshop da CamelBak, pude conferir palestras com conteúdo muito bom, tanto para os iniciantes como para os mais experientes. E uma máxima ficou marcada: Não há formula, é tudo caso a caso! Logo, busque conhecimento mas não ache que vai encontrar manuais prontos ou  opiniões que servirão 100% para você!

camelbakmountainrace 1

Conhecer-se e respeitar-se é o primeiro passo de verdade para usufruir desta atividade.

Uma frase muito boa foi dita, não me lembro quem disse, mas enfatizava que se não estiver bem com você ou descontente com algo em sua vida, não transfira esse fardo para a sua atividade ou o esporte.

Concordo plenamente e é realmente uma mensagem muito boa!  Primeiro porque buscará o reconhecimento onde não está através de uma muleta, e cometerá dois enganos.

Não resolverá o que o aflige e não respeitará  corpo e mente ao impor metas audaciosas, mesmo que conquistadas.  A chance de lesionar-se nessa transferência é muito grande, pois faltará consciência e percepção. Uma amiga maratonista  super experiente já dizia que correr com algum problema é já largar com um saco de pedras nas costas.

E aí você me pergunta, e o que isso têm a ver com Trail Running? E eu digo, tudo!!!

Single track

Ao entrar em uma trilha, campo, single track (foto acima, só passa um de cada vez) ou não, seja aberta ou fechada, seu grau de foco e atenção têm que ser 1000% ! Estará sujeito ao desconhecido como surpresas do ambiente, sejam animais, vegetação ou alterações climáticas, sem falar nos outros corredores que podem ter essa consciência ou não, aumentando o risco de um acidente, etc etc etc.

luiz cruz

 

Na palestra de Luiz Cruz sobre segurança, fica muito claro que a melhor defesa é a prevenção , especialmente nesses ambientes de risco.

chris rodrigues

Na palestra de nutrição dada por Chris Rodrigues foram citados os cuidados primordiais para manter seu maior patrimônio que é sua saúde, em ótimo funcionamento e protegida.

rento nahon erafael r

Lembrando da importância de avaliação medica particular e do treinamento adequado a você!  Aí se somar tudo isso, posso dizer que o resultado é o nosso amigo Mauro Chasilew que corre 1000kms e fica zerado, indo para as próximas sem medo de ser feliz ou com perrengues que ninguém quer, pré, durante ou pós provas, ou melhor, experiências de desfrute! É só seguir as dicas e o bom exemplo!

mauro-chasilew-ultramaratona-

 

Nesse contexto, como todos sabemos, equipamentos de primeira são além de um desejo, uma necessidade. Mauro Chasilew foi sincero ao dizer que melhor fazer uma compra excelente no seu tempo do que fazer duas, sendo que a primeira não entregará o necessário ou prometido, fora o gasto. Sou adepto sim do custo beneficio, agora  se puder, vá para o melhor. O melhor nem sempre é o mais caro!! Atenção!! É o melhor para você!

Porém, em alguns setores de equipamentos há unanimidade com pouca concorrência ou nenhuma. Nesses casos como Mauro disse, se não der para comprar, peça emprestado; pesquise e se programe para a boa compra, aquela que deixa todos felizes.

Temos quatro mochilas de hidratação, sendo duas para corrida e duas para bike, mas podem ser usadas nas duas funções.  São completamente distintas, e nos atendem.

E reforçando,  as necessidades que sentirá serão as suas! Não dá para só perguntar se é bom ou não o equipamento.

É como terno sob medida, precisa de um bom alfaiate, excelente  matéria prima e profissionais com comprometimento no que fazem. só então decidirá com propriedade, afinal estamos tratando de conforto, saúde, segurança e escolha correta para seu objetivo que pode ser  performance  por exemplo.

As nossas mochilas são duas Curtlo, uma colete X-Skim  e outra com fechamento padrão,  a Kalahary; uma Kaylash Romero 20l com cinto de hidratação acoplável  para ultratrail  e uma Deuter expansível com reservatório de 3l .

Se me perguntarem que me levou as escolhas, posso dizer que foi como vestiram, a garantia vitalícia e o padrão de acabamento. Eu e a Sheila usamos juntos em varias atividades.

Ok, ainda não tenho uma CamelBak…rsrsrs, ou uma Salomon.  Uma opção a parte e que acho interessante é a do video abaixo:

http://www.camelbak.com/Military%20Tactical/Military%20Lumbar

 

E para o Trail Running ai vai a que me chamou a atenção, a Ultra 10 que é lançamento no Brasil:

 

http://www.camelbakbrasil.com.br/vitrine/produtos/view/mochila-ultra-10.html

E voltando ao CamelBak Workshop Mountain Race que aconteceu 23/02/2016, foi encerrado com a apresentação da prova CamelBak Mountain Race que acontecerá dia 09 de abril de 2016 .

A primeira etapa vai acontecer no Le Canton em Teresópolis, sendo dois percursos de 6 km e 12 km.

Maiores informações e inscrições  limitadas a conferir no site :

http://camelbakmountainrace.com.br/

 

CBMTR8

CBMTR6

DSCN2645

Ótima transição para quem vêm , seja bem vindo!

21732_785482324868524_4350453456557218094_n

E até breve !

Encontro marcado nos caminhos que  levam ao melhor destino:  A Natureza!!

6 comentários em “Nada substitui a sensação de correr livre pela Natureza !

  1. É isso aeee Atividade 360 assino embaixo e bora subir as montanhas…Descer também…Parabéns!!!

  2. Sheila e Cesar, ainda não participei das corridas de montanha pois seu crescimento coincidiu com meu longo período de lesões… Agora começo a pensar em fazer a primeira, logo que tiver totalmente recuperado… Parabéns, O Atividade 360 está excelente!!

  3. Sem dúvida é maravilhoso correr nas montanhas! Mas é complicado o treinamento, mas para quem está afim (motivado) não existem empecilhos.

    • Precisamos apenas estar treinado e preparado para correr, o Marcinho que ganhou varias vezes a XC Buzios, treina subida na Vista Chinesa no Asfalto, outro amigo o Marcelo Rocha que ganhou a MIzuno UpHill em 2015 não tem ladeira para treinar…ou seja, preparados vamos aonde quisermos 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: