CICLISMO PROVAS

Audax Rio 200km Brevet Guapimirim, sim é possível!

audax_2013 menor

Sem ter muita noção do que isso representava, fomos no congresso técnico no dia 10/01/2016 para conhecer o desafio Audax Rio 200km Guapimirim. Como em todo congresso técnico que eu Sheila participo, acabo vendo tudo como possível, acho que dá para fazer e…por que não daria?

Já fiz algumas loucuras de pedal mas nada com frequência e nem próximo de 200 km. Ai para fortalecer todo este pensamento de possibilidades vem os amigos que afirmam por você que você é capaz de fazer e neste momento já era, virou certeza e vamos fazer!

Captura de Tela 2016-02-21 às 23.38.48

 

Resolvemos tudo em uma semana, decididos e indecisos estávamos indo…Veio a noticia da prova adiada para o próximo final de semana 24/01/2016 devido a previsão do tempo.

Sensação de alivio, pois ganhamos um final de semana  🙂  , uma  oportunidade maravilhosa para realizarmos um super treino antes da prova e com isso irmos com a cabeça tranquila.

Fizemos um treino bruto de 72km de subidas e descidas no Rio de Janeiro passando por Copacabana, Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Alto da boa Vista, Paineiras, Cristo Redentor, Mirante Dona Marta e voltamos tudo;  mesmo assim não fazíamos ideia do que representava 200 km.

Chegou o final de semana da prova, alugamos o carro na Movida.com.br, o Cesar instalou o novo rack , fixou as bikes e como tudo pela primeira vez levou mais tempo entre estudo, descobertas e execução do que normalmente levaria.

IMG_7484

Chegamos em Guapimirim e descobrimos que a Pousada Nascente Pequena que iríamos ficar estava do lado da Praça Paulo Terra, local da largada! Foi uma surpresa, pois a única referencia que tínhamos era que a prova seria em Guapimirim e que o congresso técnico seria no Centro Cultural, mas não tínhamos o endereço de nada.

Nos preparamos como na nossa primeira ultratrail run  levando alimentos doces e salgados, repositores líquidos e água, bcaa, capsulas de sal e gel, fora  corta vento, lanternas de cabeça, óculos de proteção, eco head , etc.

A previsão inicial era de pedalarmos até uma hora com pouca luz ou nenhuma no final de prova,   e a noite tudo muda. Sendo a primeira vez não sabíamos como seriam os PCS ou postos de controle, e como imprevistos e surpresas  acontecem, melhor estarmos preparados .

Tudo isso sem falar nos  Itens obrigatórios Audax Rio 200k. como capacete, iluminação dianteira e traseira, colete refletivo entre outros como bomba, câmara de pneu e ferramentas.

No dia da prova, as 6h00 fomos para a checagem obrigatória dos equipamentos …

Dica importante: a maioria das pousadas e hotéis não tem café da manhã neste horário, logo no dia anterior nós fomos  no supermercado da cidade para garantirmos os nosso.

As 7h05 largamos com aquela sensação e expectativa..”o que será que nos aguarda”? E fomos…

Muitas pessoas me questionaram:  “Você vai fazer o Audax de mountain bike? Eu respondia: “não, vou fazer com uma bike híbrida` e logo vinha o olhar de reprovação que me deixou intrigada só aumentando o desafio .

As regras eram claras, você só não pode fazer o Audax de bicicleta elétrica, de resto é só pedalar! E eu estava decidida a pedalar 200km e me sentia preparada.

IMG_7520
Os questionamentos se repetiram  sobre a minha bike  e como não sabíamos  qual  a diferença de performance das nossas bikes na estrada , combinamos:  Iriamos  cada um na sua e qualquer coisa se nos distanciássemos nos comunicaríamos . O César  tem um  Caloi Sprint 20 /speed e eu uma Cannondale Bad Boy ..

E para a nossa surpresa eu consegui acompanhar com a minha hibrida , mantive uma boa velocidade com o mínimo de esforço,  o necessário para uma prova de longa distancia e fui curtindo o trajeto.

IMG_7496

Vi muitas borboletas, a maioria amarelas, senti diversos cheiros bons e ruins ,de mato, jaca, carniça(  lógico com urubu), mas a maioria era bom.

A estrada é linda e o trajeto perfeito e fluido, um pedal constante que nos conduziu a uma velocidade media perfeita para terminarmos a prova em 9h53.

Uma prova impecável com 05 pontos de controle (PCs) , abastecimento de comidas e hidratação excelentes. E ainda tivemos a grata surpresa de encontrarmos no PC5 o super atleta Sergio Cordeiro que nos disse:  “Parabéns, vocês provaram que é possível” com um sorriso enorme no rosto e uma energia contagiante, energia suficiente para finalizarmos a prova, ou os ultimos 25km.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Resumindo o Audax é uma prova de regularidade, não é um prova de ciclo turismo como dizem e sim uma oportunidade e tanto para quem quer performance e também para quem quer pedalar de forma continua, concentrada e sem esmorecer, porque se curtir demais não termina no tempo.

Guapimirim nos recebeu muito bem, o local é encantador; terminamos a prova e fomos comer o macarrão que era parte do 04 PC e fomos muito bem recebidos pela a equipe no local.

E vale lembrar que eu e a Sheila fizemos a prova com firma pé, pois ainda não temos sapatilhas. Esse foi outro ponto muito comentado pelos amigos ciclistas, pois como não temos e nunca usamos  ainda não sabemos o que melhora a performance. E deve melhorar mesmo porque todo mundo recomenda e uma vez com sapatilha, não volta mais para o firma pé.

E se até aqui ainda esta com a pergunta : Audax, fazer ou não fazer? Ai vai…

O próprio nome já sugere fazer ao colocar o desafio ou melhor, a audácia!  E tendo 200 no nome representando 200 kms rodados de bike, já completa o kit insano do momento.

Insano porque ninguém imagina normalmente pedalar 200km direto em um dia, sem ao menos pestanejar, ou ter aquela reação do tipo, pera aí, 200km???

E uma vez que se pergunte, será inevitável virem outros questionamentos como: Mas como é? O que precisa? E os treinos? Já fez?  Nesse ponto já era e se ainda não se inscreveu é uma questão de tempo.

Sim, a audácia  é um dos componentes na estrutura de qualquer  desafio.  Ao ter a audácia de desafiar-se em algo que supostamente não seria possível ou estaria longe das suas possibilidades, planta a energia que precisa para o início do processo. E qual é esse processo?

  • Momento de curiosidade e excitação com a informação sobre o desafio.
  • O impulso dos novatos ou a certeza dos experientes na hora de fechar o pacote formalizando a brincadeira ou seja a confirmação da inscrição.
  • Iniciar os treinos ou adequar o já existente ao novo objetivo no prazo necessário.
  • O frio na barriga bom que é o combustível para seguir e descobrir o que vem pela frente seja lá o que for!

Sem falar das inúmeras experiências que vivenciará , sozinho ou com os amigos e o grupo que participará da prova.

E deu no que deu! A prova foi excelente como estreia de ciclismo em estrada. deu tudo certo , e nenhum pneu furado! Felicidade total nesta observação! Todos pontos de controle funcionando direito e a chegada abaixo do tempo estimado.

Por isso tudo o Audax Rio 200km Guapimirim tem o selo de recomendação #ATIVIDADE360!

Confira alguns momentos registrados:

E resumindo, essa foi a primeira de varias! E que venham os 300 km!!!

Saudações!!!

1 comentário em “Audax Rio 200km Brevet Guapimirim, sim é possível!

  1. Marcelo Carnaval

    Muito bom e relato. Eu já perdi a conta de quantos Audaxs já fiz. É meu evento favorito. Além disso, os telhados devem para compartilhar a experiência e trazer ensinamentos. Aprendi muito lendo relatos e agora cultivo o hábito de faze-los também. Todas as minhas privar estão relatadas.
    Nos encontramos em Angra.
    FFF
    Força
    Foco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Trilhas, Natureza e Fotografia

Dedicado a contar histórias das trilhas, aventuras e mostrar a natureza.

WikiParques - Mudanças recentes [pt-br]

Entretenimento de esporte e natureza.

Acordei Disposta

Entretenimento de esporte e natureza.

Corrida Urbana

Portal de corrida de rua. Acesse calendário de corridas, guia de melhores tênis de corrida, treinos e dicas para iniciantes.

Jorge Ultra

Entretenimento de esporte e natureza.

Blog do Iúri Totti

Conectando você ao mundo das corridas de rua e de montanha com pitadas de aventura

%d blogueiros gostam disto: