Vamos agora entregar de bandeja, talvez o maior segredo para manter-se ativo e sempre aumentando seus objetivos nos treinos ou passeios! Resposta: Amigos malucos e que tenham condicionamentos muito superiores ao seu. Afinal não é todo dia que você faz 200km de pedal na estrada.
Foi assim que aconteceu e quando vimos estávamos inscritos no AudaxRio Guapimirim 200k!
Bastou irmos ao Congresso Técnico domingo de manhã 10.01.2016 convidados pelo Jorge Cerqueira Ultra, encontrarmos também o Casini e o André Rocha com quem também nadamos e sucumbirmos aos comentários e incentivos desta turma que não abre o bico!

Fato é que já estávamos namorando esta prova desde a última edição no RJ que teve um Desafio 80km pela Floresta da Tijuca e faltou coragem para encarar.
O Congresso foi o start para já na segunda 11.01.2016 irmos atrás dos equipamentos obrigatórios como colete de segurança e as luzes frontais e traseiras para as bikes; o capacete claro que está na lista.
A compra dos coletes foi uma saga!
Como eu César gosto deste tipo de pesquisa minuciosa, vasculhei tudo na Web e descobri que só haviam dois que me agradavam e foram escolhidos, por sinal foram os recomendados e usados pelos organizadores.
Agora já que contei o milagre terei que nomear o santo! Os coletes são o Reflex da Curtlo logo abaixo e e o da Pró-Bike.




Consegui envio rápido e chegaram a tempo, afinal sem os itens obrigatórios, mesmo pagando a inscrição não fará a prova .
Ambos são muito leves e de tecidos respiráveis com diversos micro furos, característica essencial visto que serão usados por cima de uma camisa. Como o clima varia, não podem ser fatores de aquecimento da sua temperatura. Caso necessite se proteger do frio ou chuva há outros equipamentos específicos para isso.
O que vale comentar é a dificuldade de compra pela falta de oferta, o que deveria haver correto? Havendo aumento de ciclistas urbanos e da proximidade da prova AudaxRio Guapimirim 80K e 200K, é uma oportunidade para as marcas e revendedores faturarem. Não entendi o motivo da falta de estoque e oferta. Enfim…
Há outros tantos modelos de coletes que poderá encontrar, mas na minha opinião os para ciclismo urbano ou estrada mais adequados são esses da Curtlo e da Pró-Bike.
Vi um da Kalenji na Decatlon também muito interessante, mas não pude verifica-lo pessoalmente ainda. Parece bem bacana, e vai no pedal, na corrida, etc; assim como os anteriores.

Alguns outros itens poderão e devem ser levados em consideração:
1- Bomba de ar, afinal se furar o pneu e/ou câmara tem que consertar encher! Atenção para escolher uma que sirva para o tipo de válvula de calibragem correto dos seus pneus ou uma que aceite os dois…





2- Câmara Reserva e kit de troca



3- Fita protetora anti-furo que é uma fita colocada entre o pneu e câmara que reduz em até 80% segundo fabricantes e aficcionados a incidência de furos, o que já é uma maravilha!

Ufa!!! Só faltou falar da revisão necessária nas bikes para cair na estrada sem medo e não utilizar nunca um equipamento pela primeira vez em prova nenhuma! Poderá ser o seu calvário com ida do purgatório para o inferno sem escalas!!!
E VQV!!!
0 comentário em “Quais são os equipamentos obrigatórios para fazer o Audax?”