NATAÇÃO PROVAS

Rei e Rainha do Mar Challenge 4k no Pontal e Praia da Macumba

Um desafio de gente grande, 4k de natação no mar dando a volta na Pedra do Pontal e depois seguindo pela Praia da Macumba!

Não tivemos dúvida, vamos encarar! Porém  com a aproximação do desafio os medos começam a querer  aparecer…será que o mar está bom, será que vai dar??? É aquela insegurança ou medo que aparece e no final é o que te protege.

Passamos por duas tentativas de fazer simulados no local, ambos cancelados devido as condições do mar nada favoráveis em duas semanas de ressacas seguidas.

Todo o cenário não estava amigável mas ainda assim nos preparamos e fomos.

Costumamos dizer que as provas do Circuito Rei e Rainha do Mar são abençoadas. Fazemos desde 2013 e tivemos muitas provas com dias lindo e mar propicio.

A última etapa do Challenge que seria do Arpoador ao Leblon teve que ser alterada por condições difíceis depois de dias de chuva, e como besteira pouca é bobagem  lá fomos nós e mesmo assim fizemos uma bela natação de 1.5km no mar mexido. E faríamos de novo sem dúvida!

No final de semana de 08 e 09/10/2016 a prova retornou ao local de origem da primeira etapa em 2008. Trouxe varias novidades: Beach Run 4k e 8k, Etapa kids, e um Challenge desafiador de 4km nadando ao redor da Pedra do Pontal e Praia da Macumba.

mapa2016drjch
Challenge 4km

 

 

20161008_092512
Praia do Pontal 

 

 

20161008_092457
Chegamos!

 

O trajeto é tão desafiador que a organização só o confirma minutos antes da largada e até as 9h30 ainda não tínhamos certeza do que iríamos nadar. O  mar crescendo, mexendo… e as 9h50 nos posicionamos para a organização da largada e para receber as orientações sobre o que viria.

Confirmado o trajeto original e reforçada a regra de uma volta mais larga e aberta pelas boias, virando cada uma sempre com o ombro direito e  evitando a aproximação da Pedra do Pontal.

A Organização faz a parte dela e nós temos que fazer a nossa ou seja uma boa navegação para nos mantermos sãos e salvos.

Pela primeira vez  homens e mulheres largaram juntos e lá fomos nós com o mar alto, mexido e claro, verde…!

A volta na Pedra do Pontal exigiu técnica e muita  administração do gasto energia, pois  as ondas puxavam para perto da Pedra e nós tínhamos que nadar sentido mar aberto, uma loucura.

Na virada da Pedra do Pontal sentido praia aquela correnteza ingrata, mas que embalados entre uma onda e outra conseguimos passar. Tudo foi exigido entre corpo e mente, esta é uma prova que exige maturidade dentro e fora água!

Chegamos na areia, cansados, nos hidratamos com água da organização, tomamos um gel e retornamos ao mar para a segunda etapa da prova e que seria mais tranquila se o mar não tivesse subido tanto.

Nesta segunda etapa a navegação continuou sendo a melhor estratégia, o mar estava grande e crescendo e  ficar além da arrebentação era o mais seguro e a única opção.

A virada da boia laranja a esquerda nos mandava de volta ao oceano em linha reta. Era praticamente o limite para sermos pegos pelas ondas  ou uma daquelas séries que se cair em uma já era, não consegue voltar para o percurso.

Dava para sentir os vagalhões pois a boia sumia no sobe e desce do mar. Indo sentido mar aberto a correnteza e as ondas nos puxavam para a praia, logo mais um esforço para ir até a outra boia  virando a esquerda de novo sentido Pedra do Pontal.

Era bonito ver o tamanho e a imponência do mar, sempre lembrando de manter o equilíbrio para seguir em frente sem perder tempo, força ou se distrair  demais. Chegamos e completamos este belíssimo desafio.

20161008_125632

Este tipo de prova proporciona uma experiência única, para também treinarmos e percebermos que somos capazes de nadar para salvar nossas vidas se um dia for preciso!

Não recomendamos você sair e encarar o marzão sozinho; conte sempre com profissionais responsáveis  e equipes que darão o tom certo do seu desafio para você curtir sempre mais!

Temos alguns grupos de amigos e treinamos no mar com eles sempre que possível. São eles: Rainhas do mar, as nossas amigas Beth, Deiseane, Thais e Clara com o apoio da equipe O Treino, da qual já fizemos parte em Copacabana no Posto 6; Freak Swimmers, grupo de natação no Facebook e Whatsapp que nos proporciona muitos treinos bacanas com uma galera alto astral liderados por Adriano Amaral e Renêe Carlos Marques; Equipe Tubarão que nós conhecemos nos campeonatos de piscina através do Alexandre A. de Souza  e treinam sempre aos sábados na Praia Vermelha e FluBravo, equipe do Fluminense que está sempre presente nos sábados na praia vermelha.

20161008_125010
Amigos da Equipe Flu Bravo

Começamos por desafios pequenos, eu Sheila Zanesco fiz minha primeira natação em competições de 2012, na prova de Short Triátlon nadando 750 metros. Da piscina para o mar é sempre uma quebra de barreira.

E eu Cesar de Castro cheguei da piscina do Pinheiros em SP direto para o Beach Biathlon em 2013 e foi um grande susto. Afinal na véspera o mar estava gigante e no dia acabei caindo direto no mar sem nenhuma prévia.

Os  finais de semana anteriores quando ocorreriam os treinos não aconteceram;  foram cancelados por trabalho e ai deu no que deu. Foi um susto positivo, o receio era normal.

O presente ao completar a prova foi de  vida e o  vigor veio junto para outros e outros desafios. Vale dizer que era 1,5km, em Copacabana,  muito diferente de 4 km no Pontal e Macumba.

Desde então fomos aumentando os nossos desafios, sempre com segurança e aproveitando as oportunidades das provas. Apesar das características  poderem parecerem impeditivas como ondas, correnteza e suas variações, nunca uma prova será realizada por uma organização responsável se não houver segurança. Conclusão, treine direito, conheça seus limites e saiba escolher as provas. Ai é só felicidade!!

No final da prova falamos com o Pedro Rego Monteiro, ex atleta e organizador das provas do Rei e Rainha do Mar e  parece que teremos novidades para a etapa de Dezembro…10km em Copacabana, já pensou?

É  fazer uma maratona aquática como atleta amador! Como?  A solução é estarmos sempre preparados para podermos nadar de braçada nas oportunidades de muita diversão, neste universo chamado Mar.

Até a próxima!

reierainha_dezembro

 

4 comentários em “Rei e Rainha do Mar Challenge 4k no Pontal e Praia da Macumba

  1. Como sempre, o melhor post sobre a segunda etapa Rei e Rainha 2016. Amei cada dica, emoção, os detalhes do percurso e, principalmente, a alegria pela conquista. Tudo compartilhado com tanto carinho e responsabilidade. Essa prova foi um mega desafio. Parabéns pelos super poderes! Vocês inspiram e encorajam muita gente a descobrir seus super poderes também.

    • Você Deiseane, Rainha do Mar, é uma grande guerreira com super poderes que nos inspiram a cada dia. Vamos comemorar e praticar sempre para que os poderes sejam eternos. Obrigado pelo carinho de sempre!

  2. Sheila e César que postagem e texto maravilhoso, cada linha sobre o Challenge vai rendendo uma lembrança do momento da prova, sempre faço Challenge no RRM, e Amo qdo tem trajetos assim, muito melhor do que somente um circuito x2. Mas imaginando que podemos ter 10K seria algo para se exaltar e pensar em treinos mais pesados. Espetacular relato e obrigado pela menção… #FreakSwimmers #TMJ

    • Fala Renêe! Que bom que gostou 🙂 Não precisa agradecer a menção #freakswimmers, a iniciativa de vocês é muito bacana e com certeza tem resgatado grandes nadadores para a diversão de nadar no mar. Vamos que vamos! TMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: