HISTÓRIAS NATAÇÃO NEWS

Desafio Aquaman 1.5k de natação no mar na Praia da Cocanha por Deiseane Andrade

Eu e o mar desconhecido.

Todos têm uma história longa de “A & Des” Venturas pra contar desde o primeiro dia em que resolvem abraçar o estilo de vida “tá feliz se mexe, tá infeliz se mexe… porque tem um mundo com chuva ou sol prontinho pra fazer seus dias de trabalho, suas noites de sono, sua vida louca e tudo o mais ficar melhor”. Atividade ao ar livre contato com a natureza, pessoas, sentimentos, experiências… tudo que for do bem, somando, multiplicando, potencializando.

E quando o mar é o palco: treinos com a galera (sofrimento e felicidade), amigos pra vida conquistados… medo pelo mar relativamente controlado, o respeito por ele, esse sim, consolidado.  Não tem edredom quentinho às 4h da madruga em dia de inverno que seja páreo pra um dia de treino, né não? Ah tá bom… exagerei. Esse aí é covardia, mas pra quem consegue driblar, temos como garantia, uma over dose intergaláctica de todos esses efeitos. É satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta rsrs.

No dia 27 de novembro o Atividade360 teve a honra de por a prova tudo isso no cenário paradisíaco da Praia da Cocanha, Caraguatatuba, SP, na celebração que foi o evento Travessia e Desafios Aquaman. Tinha a galera casca grossa encarando os imponentes 7 km em águas abertas. E a galera mais normalzinha, eu no meio, que encarou os modestos (em relação ao 7 km), mas não menos desafiadores, 1,5 km no mar (pra mim desconhecido).

O convite do casal Sheila e Cesar pra acompanhá-los foi indiscutivelmente irrecusável. Aceitei como uma missão de apoiar, incentivar, torcer feito louca e paparicar mesmo, pois amo muito, os dois que estavam inscritos pra os 7 km. Além de poder registrar minhas impressões na prova de 1,5 km.

Mas a coisa toda foi mesmo uma sequência de surpresas boas e presentes. Começou com a delícia que foi descobrir o cantinho da Praia da Cocanha, num dia perfeito de primavera (quase verão). Lugar lindo. Cercado por ilhas. Mar calmo. Perfeito pra prática de esporte. Perfeito pra nadar. Como se as ilhas fossem gigantes te protegendo, te abraçando.

img_20161126_182004

A estrutura da prova, já na véspera, estava montada com excelência. E com os Aquamans DE VERDAAAADE, Samir Barel e Marcos Campos, com a mão na massa, recebendo os atletas, dando atenção… Eram simplesmente dois mega, ultra, master campeões de natação em águas abertas ali na entrega de kits, conversando, tirando fotos, fazendo acontecer a mágica desse universo onde só se sobressai quem é do bem. Eu nem pude expressar minha emoção na hora. Mas fiquei muuuito feliz em conhecê-los. E em saber que super atletas como eles estão tão diretamente envolvidos na promoção de eventos como essa travessia, que resultam em incentivo, divulgação e aproximação do esporte com as pessoas que levam suas vidas corridas na batalha louca do dia-a-dia. E justamente desse esporte tão incrível que é a natação em águas abertas, que pode ser praticada por qualquer um. Com a devida orientação profissional, é claro, como todo esporte.

_dsc8233
Samir Barel e Marcos Campos

Crédito: Desafio Aquaman

Então chegou o dia da prova. Uma manhã de domingo perfeita. Mar convidando. E, ainda assim, meu  nervoso/pânico/mimimi natural rotineiro pré travessia me torturando. E eu me controlando pra manter a pose, visto que pegaria até mal eu estar ali pra apoiar atletas que iriam estrear na enorme distância de 7 km e ficar dando piti por causa de 1,5 km. Ai ai ai. rsrs

20161127_072027

Assisti à largada dos 7km e acompanhei toda a prova muito tensa e torcendo muito. Muito!! Apertava os olhos e mirava no infinito até conseguir enxergar onde todos estavam nadando a cada minuto. Era muuuuito longe!  Acompanhei a chegada dos 5 primeiros, praticamente juntos, e fiquei impressionada em como chegaram mais rápido que o restante dos atletas.
Fui ficando cada vez mais ansiosa com a expectativa da chegada da Sheila. Até que meu coração se desmanchou quando ela ficou de pé na água, e vi que tudo estava bem. Yessss. Sheila sinisxxxxta.

Aí sim, minha vez de nadar. O mar deu uma viradinha. A prova foi, por motivo de segurança, encurtada em alguns metros. Meninos e meninas separados (amo muito isso nessas horas) e, como sempre, soada a largada, aguardei um pouco pra não ir no bolo e me joguei. Ai que nervosinhoooo!!  Era nadar até uma ilha em frente, abrir um pouco no retorno e finalmente mirar de volta no continente. Simplesmente per-fei-to. A correnteza foi apertando e os staffs foram muito atenciosos, não deixando ninguém sair da rota ou precisando nadar além do necessário. Segurança nota 1000.

post-percurso-short-15k-dicas-19set2016_artboard-7

Após a minha chegada, ainda houve mais uma largada. Foi a da Travessinha, com as crianças. Aaaai meu coração!! Eu vibrei muito. Prova levada a sério pelos pequenos, com os staffs e o e Aquaman Samir à frente dando um show de exemplo, incentivo e segurança. Tiraram de letra a responsa de por os miudinhos na água. Foi lindo e emocionante demais.

20161127_133655

Fim de festa. 350 km de estrada pela frente. A bagagem de volta pro Rio de Janeiro volta com estoque de alegrias processadas devidamente reabastecido.  Cada travessia feita, uma superação, um dia pra nunca mais ser esquecido por ter sido especial e por apenas memórias agradáveis e curativas terem sido harmonizadas com as batidas do coração. Vida longa pra Atividade360 e todos que como ela agregam atitudes pró good vibes. Muito obrigada.

Deiseane Andrade – é atleta amadora que começou a nadar após os 27 anos,  além de ter no curriculum 08 maratonas – 04 vezes Maratona do Rio de Janeiro, 03 vezes XC Búzios e Maratona de Berlim,  e varias outras provas de corrida de rua.

0 comentário em “Desafio Aquaman 1.5k de natação no mar na Praia da Cocanha por Deiseane Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: