Depois de nos inscrevermos em 2016 e a prova ter sido adiada, no domingo 22/01/2017 a tão esperada travessia aconteceu!
E o percurso desafiador foi sair da Praia do Leme no Leme…
… e ir até a Praia Vermelha na Urca!
Percurso tentador, afinal é local de treino da turma que encara todos os desafios!
Organizada pela CPAm e UPAm…
… arrecadou fraldas e alimentos não perecíveis…
…para os funcionários inativos e aposentados, envolvendo toda tropa…
Esse tipo de contribuição auxiliando quem nos auxilia, especialmente nestes momentos de dificuldade geral, ainda mais unindo esporte, só nos fortalece para seguirmos sem trégua!
Afinal, em poucas palavras é o estamos juntos sim, e nisso não há dúvida!
E aqui replicamos conforme solicitado, a mensagem publicada via grupo ofical do Whatsapp da Travessia dos Maritimus com a declaração oficial dos organizadores:
Boa tarde. Para enfrentar as dificuldades em meio a crise e demonstrar jogo de cintura, força, união e honra, os guerreiros da 7 UPAm com o evento Marítimu’s arrecadaram mais de 1 tonelada de alimentos e pacotes de fraldas geriátricas com a ação que ocorreu neste último domingo. Parte da arrecadação foi levada para DAS e entregue ao Coronel Aziza que irá redistribuir conforme a necessidade dos assistidos. Parabéns a 7 UPAm pela ação e pela demonstração de força e união com os demais amigos que estão passando por dificuldades. Força e honra. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.
Compartilhem pois isso ninguém vai ver na rede globo!
A prova ofereceu kit com camiseta e medalha..
…para os 300 primeiros que chegassem, além da hidratação, frutas ….
e claro, a premiação!
O ponto de encontro antes da prova foi no Posto 1, no Leme, digamos um local especial, pois é o inicio de outros postos como, 2, 3 e seguindo por Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon onde fica o Posto 12, sem falar na Barra e no Recreio! É uma área de treinos de natação de vários níveis, diariamente.
Não treinamos muito devido a virada de ano, etc etc etc ; e a loucura no inicio de janeiro. Iniciamos 2017 com o foco no fortalecimento, mas missão dada é missão cumprida e essa travessia não perderíamos por nada!
Nadamos de forma recreativa com amigos e assim foi a Travessia dos Marítimu’s, mas…recreativa e relax… será?
Nem tanto, o percurso é bravo e tivemos que nadar contra praticamente toda prova!
E antes fomos avisados pelo comandante, quem não meter o braço não vai passar!
A organização sempre preocupada com a segurança dos atletas, acabou atrasando a prova para esperar todo o suporte de segurança se posicionar, incluindo também jet skis e um helicóptero.
E com isso, o mar que estava uma piscina foi ganhando umas ondulações e a virada da maré!
Fomos para uma das filas da marcação de número…
Enquanto isso, o encontro com amigos novos e antigos foi acontecendo e pode-se dizer que esperar nem sempre é ruim, pura confraternização!
Eu Sheila, conheci duas integrantes do grupo Freak Swimmers, a Mariana Donato e Daniela Úrsula, a duas vieram com tudo e foram desbravar a primeira travessia, e que coragem, escolheram logo uma prova bruta para começar.
E como mar pede respeito, nunca é demais uma oração, não é Neide? Alias sempre bem vindas orações para todos e por todos!
No mar é assim, já que vai, vai! Nunca sabemos ao certo o que iremos encontrar, mas temos que estar preparados e tranquilos para gerenciar todos os obstáculos. Como eu já havia nadado a metade do percurso dei algumas dicas para as meninas:
1) Navegação: sentiu a correnteza, que você não está saindo e o seu colega da frente está se afastando de você, mude um pouco a sua direção para sair da corrente e seguir.
2) O visual do Pão de Açúcar é maravilhoso e odioso neste momento, você vai nadar entre rochas e ele, e a paisagem não muda, ou seja, se quiser ver o quanto está se movendo escolha um ponto de referencia a sua frente, sentido praia.
A largada aconteceu as 9h20 para os homens e as mulheres largaram na sequência.
A divisão entre os gêneros aconteceu para evitar que nós mulheres levássemos braçadas e pernadas dos marmanjos.
O mar já havia crescido e meu braço estava pesado, demorei para aquecer e decidi por nado continuo, alongando para seguir da melhor forma.
Na primeira virada no Forte do Leme, senti uma corrente a favor e curti…
…deslizando, olhando o visual que é impressionante!
Porém, a água estava bem quente e infelizmente suja, saindo do Leme a água mudou da cor de verde, dando uma escurecida para um leve marrom e a temperatura esquentou mais ainda!
Não sei ao certo o que é mas não deve ser bom. Ouvi dizer que a água da Baia de Guanabara estava por ali, e isso significa podreira! Éca.
Chegando na praia vermelha, quase na na ultima boia, o encontro das águas faz uma corrente de respeito por ali e tive que soltar braços e pernas para poder passar e assim foi até chegar na areia, uma nadada brava e boa!
E é assim, olhando parece que não têm nada, mas é dentro d`água que se vê a situação de verdade!
Enfim, pé na areia…
Passagem pela cronometragem, medalha…
… na sequencia frutas, água, frutas,
e mais água…
E agora só faltava saber se o César já havia chegado ou não? Na dúvida fiquei por ali mesmo e resolvi tomar um sol, enquanto via a turma chegando…
Pois é, momentos antes eu estava na concentração com Renêe do Freak Swimmers, antes da largada! E a duvida que pairava, com roupa ou sem roupa?
Podia ter sido sem roupa sim, a temperatura da água estava boa, mas acabei indo de roupa mesmo, como outros tantos nadadores.
E toda cabeçada na espera e no veneno para cair na água!
E finalmente largamos!
E foi a primeira boia …
Vamos rumo a segunda…
E foi mais uma…
E agora é avistar mais uma boia e seguir, foco na navegação!
E lá estava ela, a última boia, branca, para ser contornada e seguirmos até a praia!
Urca !!! Essa hora é aquela em que parece que chegou mas não chegou, só chega na areia! E o mental vai trabalhar a seu favor ou contra, não dá para relaxar ou desesperar, só avaliar sua situação e no meu caso a máxima é o máximo de rendimento com o minimo de esforço e chegar numa boa!
E eu César, cheguei e também não sabia se a Sheila já havia chegado. Logo de cara encontrei com o amigo Adriano que não participou da prova porque não soube a tempo de se inscrever, mas sim deu a volta do Leme até a Urca, saindo antes de todos, o que certamente lhe proporcionou olhares únicos da turma largando, etc. Ele pôde ficar alguns momentos na primeira boia de sinalização só vendo a turma chegar!
E fiz o mesmo que a Sheila…, cronometragem , medalha, frutas e hidratação…
E encontrei mais amigos …
…e mais amigos…
e a galera só aumenta…
E então após encontrar mais amigos …
…voltei a tenda da chegada, pois a Sheila já devia ter chegado, afinal mesmo ela largando depois de mim, nada muito mais e não ficaria surpreso como já aconteceu outras vezes de chegar antes de mim largando depois… Conclusão ja estava preocupado…
E na busca mais um encontro com outros guerreiros…
E finalmente a encontro na praia com aquele Cadê, tava onde ? E não é que desta vez cheguei antes! Coisa rara mas aconteceu!! rsrsr!
Missão cumprida e foco nos próximos desafios!
E como o sol carioca já estava fritando o jeito foi nos protegermos…
Nos despedimos dos amigos, agradecemos os organizadores que sem muitos recursos fizeram uma prova perfeita com todos os apoios necessários.
É disso que precisamos, oportunidades para nos desafiarmos com segurança, juntos com amigos velhos e novos , estimulando o esporte aliado a conhecimento, respeito e solidariedade. Isso esse tipo de evento têm ! ! !
E ai vai um vídeo com a galera:
E mais umas fotos para fechar com chave de ouro essa travessia memorável!!
Até breve Maritimus ! ! !
Fotos / Videos : Atividade360, Renêe Carlos Marques, Adriano Amaral e organização da Travessia dos Marítimus.
Perfeito: muita informação e inspiração, A próxima Marítimu’s vai ter que dar conta de mais umas centenas de pessoas loucas pra participar por conta do Atividade 360.
Amiga Deise! Este cenário sempre irá nos inspirar. Faltou você neste desafio conosco, nossa super parceira de aventuras 360!
Sabe informar quando será a próxima? Quando soube da prova não pude participar.
Olá Guilherme! Ainda sem previsão. Todo mundo pediu mais uma etapa, vamos aguardar e torcer!
Parabéns, show de matéria!
Evento excelente… fotos maravilhosas ! Foi um prazer estar junto de tantas equipes … cada um com sua touca, mostrando quem somos, de onde somos e que temos algo tão em comum que é o esporte ! ( maratonas aquáticasl ) … aguardando um possível Bis do evento!
Exatamente Allan, acima de tudo juntos na atividade em conexão com a natureza. Que aconteça mais vezes!
Parabéns! Quantos Km ao todo?
Vlad os gps marcaram de 2800 a 2900 metros.
ESPETACULAR, que registro intenso, agradável, perfeito e MEMORÁVEL, Sheila e César vocês estão de Parabéns mais uma vez !!! Uma honra a citação da nossa galera e claro sobre a nossa humilde colaboração, essa nossa é a essência para Celebrar o Esporte com a Natureza, ainda mais em uma causa tão nobre que foi o objetivo do Nosso CPAm 7ªUPAm Marítimo e Fluvial !!!
Como eu disse outro Por mais dias com Travessias iguais a essa !!!
Vocês nos ajudaram muito com os registros 😁 foi tudo muito bom!