Sim, a mídia de massa pode e deve divulgar e apoiar mais e mais os Esportes como parte do processo educacional para todos os brasileiros. As histórias de superação são infinitas e vêm de todos os cantos do pais. Todas as modalidades devem ter seu lugar , afinal sempre há uma atividade sob medida para você . Seja qual for , é assim que nascem os campeões que antes de qualquer premiação oficial ou não, já são todos ouro no pódio da Vida !!!
Este post é dedicado as histórias de vida que nos movem e ensinam humildade , determinação e que impossivel não existe!
Equipe de Paratletas da Andef , treinadores e atores no dia da gravação de Babilônia na piscina de 50m do Botafogo RJ
E ai vai o meu relato da experiência impulsionado pelo meu sobrinho Pedro que fez a seguinte pergunta gravada no link abaixo do SoundCloude e que não me deixou outro caminho senão explicar direito como tudo isso aconteceu…
De repente ao abrir minha caixa de e-mails a surpresa: Convite para participar da novela Babilônia da Rede Globo como o treinador Wagner .
Na hora aceitei sem pestanejar, afinal a oportunidade única de poder associar uma das atividades que amo e pratico , e esporte em ano pré Olimpiadas e Paralimpiadas em uma mídia de massa ou o chamado tiro de canhão na publicidade dispensa qualquer análise mais profunda.
A divulgação do esporte e das atividades físicas para gerar o estimulo e ampliar os praticantes é necessária sempre!
Li os roteiros dos capítulos dos quais participaria e para melhorar ainda mais conheceria na primeira locação o Rede Sarah ( Centro Internacional de Neuroreabilitação e Neurociências) e alguns dos profissionais responsáveis por esse trabalho fantástico.
Rede Sara
Piscina de reabilitação externa
Piscina de reabilitação interna
Piscina de reabilitação e cadeiras especiais para a prática
Ivan e Sérgio ( Marcello Melo Jr e Claudio Lins ) iniciando cena na piscina
Auxilio e orientação
Reencontrando a segurança na água
Deixando o suporte ou o flutuador (macarrão)
Se encontrando no nado de peito
Tentativa das primeiras braçadas e da atividade de natação
Administrando a parte motora e busca da fluidez
Ainda no inicio descobrindo a técnica para otimizar o movimento
O corpo começa a entra em sintonia com a cabeça para que tudo funcione em equilíbrio
A dificuldade existe mas mas o ganho é infinitamente maior
O apoio é fundamental !
No meu segundo dia de gravação estaria com os atores Marcello Melo Jr ( Ivan) e Claudio Lins (Sérgio) , extremamente talentosos e de uma generosidade enorme, vivendo seus personagens na totalidade.
Esta obra de ficção neste contexto abordou preconceitos ainda existentes quando se fala em relação homossexual, deficiência física que para tantos ainda é sinônimo de limitação , e até racismo , infelizmente demonstrado em comentários nas redes sociais, enfim, todos ligados a exclusão e segregação.
O progresso de Ivan ( Marcello Melo Jr) como nadador paratleta segue ..
…assim como seus treinos constantes!
Treinos sempre acompanhados pelo treinador Wagner ( César de Castro) , representando um profissional credenciado , necessidade e exigência na ficção e na vida real, sem dúvida !
No terceiro dia de gravação tive o privilégio de conhecer os paratletas e parte do staff da Andef – Associação Niteroiense de Deficiêntes Físicos , todos praticantes de natação, juntos na água e em ação com o personagem Ivan ( Marcello Melo Jr) que na trama ficou tetraplégico após um atropelamento.
Ivan se concentrando no pré prova sob as orientações do treinador Wagner e o apoio de Sérgio, para quem dedica esta competição!
Quase na hora …
E em um segundo tudo passa na cabeça , foco total aguardando o apito do arbitro !
Nesta cena acontece o inicio da primeira competição de Ivan com paratleta patrocinado…
E dá seu melhor durante a prova!
E conquista sua primeira vitória na natação como paratleta!
Ninguém vence só, é um trabalho de equipe sempre!
A vitória é para sempre !
O reconhecimento e a gratidão são pilares essenciais de toda conquista!
E uma vez lá, comemore muito e siga para o próximo desafio !!!
Ivan, o personagem , já era esportista de slack line e se vê diante de uma nova fase em sua vida através da natação e competição de paratletas , quando renasce e encontra um novo e amplo horizonte. A mensagem é simples mas nem todos conseguem vivê-la : – A vida continua em todas as situações que possa passar e só depende de você como irá tratá-las e consolidá-las para um final feliz , com dignidade e superação , seja qual for! E a situação vivida pelo personagem Ivan é de extrema gravidade e muito difícil ..
É aqui que entra o Esporte como ferramenta de mudança efetiva de vida apresentando infinitas possibilidades e que pode ser a melhor em todos os sentidos! Inclusão, sociabilização, contato com a natureza, recuperação de confiança e autonomia entre outros incontáveis benefícios que surgem a cada dia!
Preencher a cabeça com as coisas certas faz toda a diferença, a disciplina aliada ao conhecimento via teoria e prática não deixam espaço para pensamentos ruins ou negativismo, muito pelo contrário, só abrem a mente para este universo maravilhoso que se aceito e adequado para cada um só têm uma relação que é a de Ganha Ganha! ! Você não verá alguém arrependido de ter iniciado a atividade que gosta e transforma.
Só é necessário vencer o período inicial, como tudo, assim que sentir o prazer do pós atividade estará para sempre nesta conexão !
Sendo amante das atividades acredito piamente que permitir-se praticar qualquer atividade que una corpo mente e espírito é o caminho para a liberdade presente e futura !
A possibilidade de ampliar o horizonte de milhões de pessoas através deste estímulo a ação mesmo que em breves momentos televisivos, mas de grande impacto pela exposição nacional , me trouxe um sentimento de gratidão aliado a sensação de missão cumprida por hora, visto que não pararei por aqui, nem as atividades nem as divulgações das nossas atividades 360 que nos trazem saúde, amigos e momentos inesquecíveis !
Saudações a todos os esportistas , atletas amadores e profissionais, paralimpicos ou não , especialmente aos amigos que abraçam os desafios e riscos diários e que nos impulsionam para seguir sempre em frente. Exemplos de primeira não faltam, então fica reforçado o convite!!! Vênha para água ou para onde escolher, e esse convite não têm data de expiração, é só chegar!!
E para quem não viu, seguem os links !
Cena 12 de 31
Cena 14 de 31
http://gshow.globo.com/novelas/babilonia/capitulo/2015/08/27/penultimo-capitulo-de-babilonia.html
Cena 24 de 29
http://gshow.globo.com/novelas/babilonia/capitulo/2015/08/28/ultimo-capitulo-de-babilonia.html
Show de matéria/relato Sheila Zanesco! parabéns e abraços a vocês dois.
Que bom que gostou 🙂 #tamojuntos Este relato é do Cesar de Castro, aqui é tudo junto e misturado
Os atletas paraolímpicos deveriam ganhar apoio de empresas, e mesmo do governo, pois são atletas que só nos causa orgulho de sermos brasileiros, os últimos resultados não poderiam ser melhor,eles estão de parabéns.
Sem dúvidas Professor Wagner. 🙂
Parabéns Cesão como sempre arrasando agora, virou ator global, putz ontem te vi e nem lembrei de pegar um autógrafo com vc…rsss…Parabéns!!!