Ao nos inscrevermos na prova de natação nos Jogos Cariocas de Verão 2016, nos deparamos com a prova de Ciclismo que aconteceria no Parque Madureira e logo pensamos, será que dá?
Alguns pontos que levamos em consideração:
- Pensamos na logística: não temos carro, teríamos que dar um jeito de chegar lá com as bicicletas. Como? Quanto em $ ? Em quanto tempo?
- Prova de Ciclismo: nunca participamos de nenhuma prova de ciclismo, não sabíamos nem como começava, quais as regras e condutas…
- Local: Não conhecíamos o Parque Madureira…
- Valor da Inscrição R$70,00
Levando tudo isso em consideração e decidimos nos inscrever! A solução da logística já seria uma aventura, ou seja, ir de metrô de Copacabana para Vicente de Carvalho saindo as 5H00, e da estação pedalar por volta de 8 km pelas ruas de Vicente de Carvalho até o Parque Madureira, e lá chegar para as provas.
Vídeo: No metrô acaminho dos Jogos Cariocas
Vídeo: Chegou o trêm dos Jogo Cariocas
Nossa viagem de ida de metrô foi tranquila, o pedal por lá foi tranquilo também. Chegamos no Parque Madureira no tempo previsto.
Fizemos uma pequena confusão ao nos inscrevemos por faixa etária que era para federados. Eu Sheila me inscrevi na A2 as 11h20, e o César na categoria C1 as 9h20.
Como chegamos em um horário ok e não somos federados, seguimos a sugestão do nosso amigo Galvão para que mudássemos para as categorias Open Masculino e Feminino que largariam respectivamente as 8h31 e 8h01. As 7h30 ja estava um calor daqueles, a organização foi nota 10 autorizando e mudamos em cima na hora. Conclusão: Categorias alteradas para Open.
Vídeo: Troca de categoria Jogos Cariocas Parque Madureira
O que entendemos disso tudo e ficou pós estréia em uma prova de ciclismo:
- Inscrição por faixa etária: é para federados mas não federados também podem participar.
- Categoria Open: é para todos que estão querendo retornar ou iniciar na modalidade e não têm limite de idade. Logo você vai brigar com a mulecada gás total e os super experientes por idade e tempo de ciclismo… resumindo, briga de cachorro grande de qualquer idade!
Na prova, eu Sheila Zanesco, senti um frio na barriga pois não sabia por onde passaria com a bicicleta e com a mudança de categoria ficamos sem tempo de fazer a volta de reconhecimento.
Larguei as 8h01 com uma mulherada toda equipada em suas speeds e com cara de que pedala muito!!! A minha bike é uma Bad Boy Cannondale, bike híbrida e não uso sapatilhas, o que já me classificou como E.T na prova…rs
Nosso desafio, ou do Open Feminino, era fazer 04 voltas completas no trajeto delimitado no Parque Madureira, trajeto completo com pista plana, variação de terreno, elevação, declive e tudo na medida.
Vídeo: Largada Ciclismo Open Feminino Jogos Cariocas
As três primeiras dispararam com suas super bikes na largada e eu sai por ultimo, estava atrás da quarta colocada que na segunda volta ficou muito cansada, escutei a respiração dela alta e pensei … agora é a minha vez!
Forcei o pedal para ultrapassar e ganhar uma certa vantagem e mantive um giro forte até o final, me divertindo a cada volta com a familiarização que vamos conseguindo durante a prova e o percurso.
Cheguei a tempo de ver a largada do masculino e ficar de guarda volume com a mochila de hidratação levada pelo César que no final foi essencial para nossa volta com os kits e meu troféu, yeahh! (ganhamos os kits mas a prova não tinha guarda volume). Por conta do sol e calor sempre levamos nossa mochila de hidratação, melhor garantir!
Da para perceber que essas experiências são riquíssimas e muito divertidas, só depende de como você as encara!
Eu César, como a Sheila comentou, também tive minha estréia nesta prova oficial de ciclismo nos Jogos Cariocas. Ótima oportunidade até por que estamos em ano olímpico e ai tudo fica ainda mais emocionante.
Se têm uma coisa que é nossa marca registrada, é encarar o que vier!
Apesar de nenhuma experiência em provas deste tipo, nos jogamos de cabeça, sempre aprendemos muito, fazemos novos amigos e professores que vão nos situando sobre a nova atividade e seus pormenores . O Jorge Ultra na foto já é nosso amigo e digamos padrinho de corrida há alguns anos, e agora no pedal!
Minha experiência foi impagável ! O locutor antes da largada do Open Masculino disse: Se você não teve tempo ou não fez a volta de reconhecimento, faça a primeira volta devagar. Meu primeiro grande erro, sem querer transferir a responsabilidade para o colega; afinal fui com a cara e a coragem e com as informações que consegui angariar de última hora, como foram nossas inscrições praticamente dois dias antes da prova. Foi o preço ou o trote de entrada que eu mesmo me dei ! Rsrsr!
Vídeo: Prévia Largada Ciclismo Open Masculino Jogos Cariocas
Vou explicar, há uma regra no ciclismo que diz o seguinte: Se o primeiro colocado colocar uma volta em cima de você, está fora!
Ora poissss, sem saber desta regra, fiz como em todas as provas e atividades que realizo pela primeira vez , inicio com respeito e vendo como tudo funciona, não dá para ir com sede ao pote se não têm o conhecimento necessário. Porém aqui foi exatamente o contrário!
Têm que ir com sede ao pote na largada e nas primeiras voltas com força total para colocar o máximo de distância entre o pelotão líder e os menos rápidos e retardatários, ou seja eu ,rsrsrssr!
Vídeo: Largada Ciclismo Open Masculino Jogos Cariocas
No Open Masculino valia 30 minutos de prova mais uma volta. Consegui rodar 27 minutos sem o primeiro me passar, mas quando passou, o juiz sinalizou que para mim havia acabado. Não entendi nada, completei a volta e sai antes da grande reta da chegada.
Imediatamente fui perguntar o que tinha acontecido e o árbitro ou responsável me ensinou a primeira lição ! Nada absolutamente a reclamar, muito pelo contrario, só a comemorar.
Vídeo:Primeira prova Ciclismo Aprendizado Jogos Cariocas
Vídeo:Esperando o pelotão do Open Masculino Ciclismo Jogos Cariocas
Todos participantes eram muito fortes , e saíram a milhão! No dia seguinte me encontrei com um amigo muito experiente que participou e me deu mais umas dicas para as próximas.
Vídeo: Retardatários e Vencedor e briga final do Pelotão no Open Ciclismo Jogos Cariocas
O que ficou foi a certeza de que foi a primeira de outras tantas, gostamos da adrenalina e foi diferente de tudo que havíamos feito.
No final, Sheila Zanesco no pódium com seu 4º lugar e o troféu que coube com os kits na mochila que levei.
Aí um outro parceiro deu a dica para pegarmos outro caminho de retorno, para seguirmos direção a estação de metrô Colégio e foi uma ótima sugestão. Rodamos praticamente a metade se comparado voltando para Vicente de Carvalho.
E foi assim nossa passagem pelo ciclismo nos Jogos Cariocas de Verão 2016! E não acabou, nos inscrevemos para natação que é em alguns dias!
Jogos Cariocas de Verão 2016 em ano olímpico, e Atividade360 na veia sempre!!!
0 comentário em “Nossa primeira prova de Ciclismo “Jogos Cariocas de Verão 2016””