Na contagem regressiva para a edição 2016, muita personalidade e histórias de sobra nesta prova!
Ela é charmosa, desafiadora e já que vamos correr uma Maratona 42.195m (distância oficial), que seja belo e que seja sublime.
E será, só depende de você! É um daqueles bons desafios na vida que trazem mudanças significativas na sua maneira de se ver, de ver os outros e o mundo a sua volta! E a Maratona do Rio têm sido assim…

Em 2013 – Demorou mas decidi, quero correr uma maratona! Falei com a minha professora e treinadora na época e iniciamos os treinamentos. Foram 5 meses tensos, acordava assustada e preocupada em treinar, com medo do desafio.
Muitas coisas aconteceram nesse período…em fevereiro saí do meu emprego e me dediquei total aos treinos, até eu arrumar outro. Consegui ! Emprego novo e com muita coisa para aprender pedia dedicação total. Conclusão, no último mês pré maratona sem treinar nadinha de nada. Já estava certo, eu precisaria cancelar a Maratona do Rio dos meus planos.
Chegou o dia de pegar o kit! O evento sempre com uma energia de arrepiar reforçando a vontade de fazer parte desta linda festa…
Fui buscar 02 kits de maratona e 01 de meia maratona, todos de amigos impossibilitados de participar. Encontrei um colega que treinava comigo e que me falou “Vamos Sheila! Não desista não. Eu também quase não treinei no último mês…
… Eu relutei, relutei, ele insistiu com aquela empolgação e eu decidi que faria a prova.

No dia D, eu fui, mas não estava ali, fui mas sem consciência do que estava fazendo; nos 17 km minha perna já estava encurtando como nunca havia acontecido.
Cheguei na Av. Niemeyer com muita dificuldade e fui até chegar no Leblon. Chegando na praia o incomodo nas pernas piorava e eu como nunca havia sentido dor correndo, estranhei e fiquei impressionada.
Não vou continuar, não quero sentir dor, não quero me machucar. Olhei para o posto 11, no 31.5 km, peguei um ônibus e fui embora, aliviada sabendo que havia feito a melhor escolha.

E 2013 foi o ano das surpresas!
E comigo, como foi? Tudo começou quando recebi um telefonema da Sheila: César! Me inscrevi na Maratona do Rio de Janeiro !!!
Ainda não tínhamos participado de nenhuma maratona; a empolgação tomou conta e também me inscrevi.
Eu não imaginava que aumentando o volume de treino ao fazer dois dias seguidos na esteira em ritmo forte, teria a surpresa, uma dor no joelho direito que depois descobrimos ter sido falta de fortalecimento; diagnosticado pela excelente equipe do LEM – HC (Laboratório de Estudos dos Movimentos do Hospital da Clinicas em SP )
Resumindo, não fiz a prova, fiquei de molho por seis meses para só então retomar os treinos de corrida.
Quem corre e participa de provas sabe qual é a sensação de se inscrever e ter que cancelar a participação, seja lá qual for o motivo. É um diálogo interno de “Não acredito” com “Será que dá para reverter?”Não deu… rsrssr !
Se não der, não deu e vamos para as próximas! Segundo o ditado o que não mata te fortalece, apenas se aprender com o que não te matou !
E vai a dica, seu corpo avisa tudo, fique atento e não vá contra! É uma questão de percepção e aceitação! Se seguir essa máxima dificilmente terá problemas.
Será 2014 ?
E não deu outra, 2014 Maratona do Rio e nova inscrição para a primeira da vida, apesar de vários amigos mais experientes acharem a prova difícil para um novato.
Sugeriram a de Buenos Aires por ser plana, etc etc etc.. Eu particularmente achei a escolha do Rio fantástica e não me arrependo nem um segundo!
Caso a escolha como primeira maratona, certamente fará sua estreia em uma prova especial, de respeito e que está na lista e no coração de muitos corredores. Para dizer a verdade nunca ouvi alguém dizer que não gostaria de correr a Maratona do Rio.
E como foi então 2014?
Nessa época fiz alguns treinos com o triatleta Marcelo Rego e o pessoal do projeto “Rio Praia Maravilhosa” no Leblon, e lá conheci amigo Léo ( Leonardo David) . Ele me contou sua história na Maratona do Rio 2013 quando quebrou, a vontade de fazê-la em 2014 e claro, completá-la.

Na hora propus que fizéssemos juntos. Perguntei qual era o seu pace ou velocidade, e se fosse como o meu ou parecido me comprometeria a ir lado a lado e só pararíamos na chegada.
Um ajudando o outro, ele na segunda tentativa e eu na primeira. Um acordo de corredores e nada mais justo que ajuda mútua em um desafio desse porte.
E a ajuda vêm de várias formas. Pode ter certeza que durante as horas correndo uma maratona, terá momentos em que ficar em silêncio ignorando algum comentário negativo do parceiro, parceira ou outros corredores que pode vir, será fundamental para seu sucesso.
Só assim se livrará da maldição do negativismo por cansaço, etc. que minará seu mental. Precisa sim domá-lo e só comandar mensagens positivas ou carregará um saco de pedras que só aumenta se baixar a guarda, e aí já sabemos, é quebra na certa.

E como combinado largamos juntos e fomos lado a lado os 42km a 8 km por hora fechando a prova em 5h00 cravadas. A experiência foi nota 1000! Eu tinha completado a minha primeira maratona e o Léo também superando o fantasma da quebra no ano anterior.

Como surpresa tivemos tempo nublado que foi ótimo, mas em compensação pegamos chuva, vento e frio no Aterro do Flamengo de bater os dentes. Ainda assim é melhor que o maçarico ligado do Sol Carioca.
Prova feita, andar quadrado e encontro com mais amigos na chegada! Show! E não para por aí…
E Continuando em 2014 – Eu Sheila, nem pensei em fazer a maratona, fui direto para a meia maratona feliz, ainda não me sentia pronta e não sabia quando estaria…

Neste mesmo ano, corri o 21km da Turtle Run, uma prova de trail muito dura e que causou uma sensação de dor e incomodo como na Maratona em 2013.
Depois fui para a Mizuno Up Hill 2014 acompanhando o Cesar inscrito para os 42k de subida. Decidi fazer a UpHill como um treino longo e quase completei a prova, fiz 38km +ou- .

Depois disso completei a minha primeira prova de 42km, dessa vez me sentia pronta e fiz a Maratona de Búzios!

Primeira Maratona completada!!!
Em 2015 – As provas programadas do ano eram North Face Extreme Challenge – 50km Agulhas Negras e Mizuno UpHill de novo, e fomos sorteados no encontro de blogueiros de corrida de rua de 2014 com inscrições para a Maratona do Rio de Janeiro 2015.
Eu não sabia se estava preparada, eu nunca me sinto preparada, tinha que treinar para a Mizuno UP Hill 2015 e a Maratona do Rio 2015 seria um treino de luxo. Mas ela foi muito mais do que isso…Virei personagem da ESPN RUN da América Latina, passei 05 dias gravando literalmente correndo pelo Rio de Janeiro sem pensar que estava me comprometendo com a chegada.

Larguei decidida a completar e fazer os primeiros 25km no pace (minutos por kilometro) para fazer o tempo que seria o corte na Mizuno UpHill 2015 e continuaria a prova fluída.
O Cesar saiu mais forte do que eu, e eu provavelmente mantive o pace e com isso acabamos nos encontrando no caminho, em Ipanema. Eu já havia deixado para trás o fantasma do Posto 11 que não me deixou terminar a prova em 2013.
Nosso encontro na orla e a caminho do Aterro… era administar até a chegada.
Por volta dos 40km, o cansaço batia e de repente nossa amiga e super maratonista Nercy Freitas nos intercepta no percurso surgindo do nada, dando uma dica preciosa para retomada de energia, muito simples e muito efetiva; e que presente, daqueles que não têm preço, não se compra, não prevemos e maravilhoso !
Sinônimo de compartilhamento de conhecimento, amizade, companheirismo, enfim, pequenas grandes ações que tornam esses momentos inesquecíveis! Valeu Nercy!
E estávamos nos kms finais quando as grades de isolamento foram fechando em um afunilamento para a chegada próxima mas especialmente nessa hora nunca chega!! Rssrsr! !
Nessa hora temos que baixar a ansiedade, não desmontar ou perder a atenção e continuar equilibrados, porque até cruzar a chegada, ainda não chegou!!
Tivemos uma nova injeção de energia ao encontrarmos no público que acompanhava os kms finais amigos e corredores que gritavam vai Sheila, Vai César!
Nesse momento já de mãos dadas dividindo o momento , força e energia aumentamos o ritmo para para fecharmos a segunda parte do desafio que era a chegada da Maratona, pois os 25km no tempo desejado tínhamos conseguido!
Seguimos firmes e fortes chegamos juntos pela primeira vez em uma maratona! E na Maratona do Rio essa corrente humana te esperando e gritando por você nos últimos metros, é de arrepiar. Não esqueceremos jamais desse dia e dessa emoção.
Prova feita, saldo super positivo, objetivo conquistado e a segunda Maratona do Rio completada no tempo. É aí só comemoração!
E 2016? Ahh , mas ainda não aconteceu, correto?
Sim, por que estamos falando dias antes da prova. E promete ser especialíssima, além do que já sabemos por que nossa musa e querida Lindalva Figueiredo (70) com sua força de disposição imbatíveis fará sua primeira maratona e terá milhares de amigos e corredores a acompanhando.
Além de ser sua primeira maratona, correrá como muitos em homenagem ao nosso falecido a queridíssimo amigo Fernando Villar que nos deixou por conta de um acidente de moto. Como era e sempre será nosso querido Villar com seu sorriso contagiante, essa será a energia reforçada em 2016: Amizade, Superação e Alegria sempre!
A menos de 30 dias da edição 2016, os corações e corpos já estão em ebulição e que venha mais uma Maratona do Rio de Janeiro que nos promete mais e mais histórias incríveis que só aumentam!!
E com Super Lindalva se preparando para fazer sua primeira maratona aos 70 anos de idade vai ser emocionante! E lógico que estaremos lá!
Estaremos juntos mais uma vez
Com certeza! abraço queridão